sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Palavras dela - Quando vai passar?



Com pouco mais de uma semana de vida, o blog está ganhando uma nova sessão. Como aqui se fala de tudo o que deixa nosso dia mais bonito, era necessário que tivesse um lugar especial para ela. A semana passa rápido, e o final de semana voa. Não podemos perder tempo! E, para mim, não existe nada melhor do que ouvir boas palavras que acalmam e fazem o coração suspirar tranquilo, sem pressa. Para quem vive intensamente cada palavra, seja bem vinda ao Palavras dela. Hoje, é a Lara quem compartilha as suas. 


"Quando vai passar?

Apostei com minha irmã 1 semana. 1 semana era suficiente para não mais sentir embrulhos de papel celofane no estômago temperados com o amargor da rejeição.
Com mais de 20 mil quilômetros de coração rodado e seguidora fiel do alcorão da mulher bem resolvida, 1 semana era o prazo calculado diligentemente através das derivadas emocionais, em busca do coeficiente exato para sair pela tangente. Tudo isso feito num guardanapo de um bistrô.

Domingo: o celular teria que ficar debaixo da almofada de Buda, onde só meu avô teria acesso e autoridade para tirá-lo de lá.

Segunda: tudo o que tinha sido deixado de fazer na sexta-feira me consumiria o suficiente para não abrir espaço na terra arada de meus pensamentos.

Terça: aumentaria a carga na musculação e com os tênis de Hermes correria acima da velocidade permitida para o coração bater em alta velocidade e gastar toda sua energia até que a fatiga fosse maior que os desejos da insônia.

Quarta: faria 2 receitas de brigadeiro com caramelo e açúcar glacê para deixar as borboletas mais tranquilas.

Quinta: escreveria poemas de coração partido para encarar de vez o silêncio e as dúvidas que ele carrega.

Sexta: sairia com os amigos do coração e o terceiro gole de whisky me fariam migrar entre passado, presente e futuro e apenas quem estivesse fazendo a mesma viagem poderia entender a lógica emocional e a irracionalidade cronológica dos acontecimentos (os amigos já estariam de porre, com certeza).

Sábado: acordaria de ressaca e por isso mesmo o orgulho falaria mais alto e então estaria pronta e revigorada para nunca mais surfar nas ondas da carência e rejeição. E finito!

E assim como quem prevê o tempo, 1 semana foi só a pontinha do fio escapado do vestido de renda oriental. Tinha puxado e me surpreendi a trama que estava desmanchando dentro de mim. Pensei em cortar e amarrar o fio, mas o desmanche estava sendo bom. Mergulhar nas águas frias e profundas dos meus erros passados me levava a cavernas e relíquias nunca antes exploradas. E para minha surpresa, havia alguém me guiando, me indicando os caminhos certos. E lá estava ele. Eu sabia que era ele. Estávamos debaixo d'agua, mas já o tinha visto em outros trajes inusitados como quem faz uma viagem até o limite da terra. Nadamos de mãos dadas, mas eu não sentia sua pele. Ele falava comigo, mas eu não via seus lábios se movimentarem, a não ser por um leve sorriso de canto que fazia quando voltava seus olhos para mim.

Quando vai passar?

Escreva todos os dias para ele. Torça e retorça o coração apertado até tirar a última gota d'água para enfim pendurar no varal ao sol. Escreva até o enjoo tomar conta. Escreva como quem tem prazo e pressa para finalizar uma novela. Escreva até a desilusão tornar-se insuportavelmente boa a ponto de fazer passar.

E quanto mais escrevo, mais ele perdura. É como se a presença platônica dele me trouxesse inspiração para escrever mais e mais. E ao reler-e-corrigir, reler-e-modificar, reler-por-reler, me dou conta que fica registrado por toda a eternidade a saudade e a imagem do homem mais bonito que eu já conheci.

Quando vai passar?

Vai passar na última lua cheia do ano, quando um passarinho verde-esmeralda entrar pela janela e as abelhas do pé de laranjeira migrarem para norte.
Vai passar rápido quando a brisa chegar com cheiro de café torrado e baunilha, e o pão doce vier coberto com açúcar cristal em formato de diamantes.
Vai passar bem rápido quando você esbarrar no moço de cabelos escuros que há muito tempo estava a sua procura.
Rápido, rápido vai passar quando você tomar um banho de chuva e as gotas terão o sabor de melancia.

E quando passar...

 Mais uma estrela no céu irá surgir, esculpida por você mesma, com um pedacinho do seu coração. E ela será radiante, só para mostrar para o mundo todo o quanto você é capaz de amar.

E então, enquanto vejo o mar ir e vir em descompasso e harmonia, ele canta:
“Querida, vai passar. Eu prometo que vai passar...” " 

Larissa Shihonmatsu



Essa foto é da Erika Verginelli. Aliás, para quem ainda não conhece seu trabalho, vale a pena não só conhecer, mas acompanhar.

Espero que tenham gostado!
Um beijo!

Um comentário:

  1. Adorei Lari!!! Acho que estou vendo nascer uma futura "Luiz Fernando Veríssimo", quem sabe? Lindo, delicado e inspirador...parabéns a você e a Maíra pela iniciativa!

    Bjs meninas!
    Layla ;)

    ResponderExcluir