segunda-feira, 1 de abril de 2013

A 2 passos - Salzburg


Em forma de desculpas pela temporada sem postar no blog, compartilho com vocês um post maravilhoso, cheio de informações e imagens lindas de Salzburg, que a querida Laura Ammann preparou com tanto carinho!

Laura em Salzburg

"A primeira vez em que estive em Salzburg foi em 2005, no verão. Não pude resistir ao seu charme, aos canteiros floridos sob o sol, às ruas movimentadas, cheias de turistas e moradores, e à tranquilidade que a cidade transmitiu mesmo em meio a tantos transeuntes. Assim, quando tive que viajar à Áustria para fazer uma visita ao meu avô, não quis deixar de passar por Salzburg mais uma vez. Dessa vez pude vive-la em pleno inverno, durante a penúltima semana de janeiro, quando os canteiros floridos dão vez ao cenário branco-de-neve e às elegantes vestimentas escuras desfiladas por uma infinidade de pessoas que parecem não se importar com o frio.

Contraste da neve com a paisagem

Para quem quer conhecer Salzburg, uma semana é um período que permite bastante tranquilidade nos passeios. Quem tiver um pouquinho mais de pressa, ou menos tempo disponível, pode muito bem passar pelos principais pontos turísticos em cerca de quatro dias.

Vista de Salzburg

A cidade é conhecida principalmente por ter sido o local de nascimento e moradia de Wolfgang Amadeus Mozart e cenário da família Von Trapp, que deu origem ao filme The Sound of Music (A Noviça Rebelde). Isso por si só já constitui parte das atrações de Salzburg, como visitações às casas de Mozart – a de nascimento e a de moradia –, tours da família Von Trapp e exposições, que às vezes são fixas e às vezes itinerantes, a respeito dos dois temas.

Salzburg

Café Mozart

Entre o restante das atrações está o forte de Hohensalzburg (Hohensalzburg Festung em alemão, que significa “o alto forte de sal”) que é aberto para visitações e oferece um tour áudio-guiado em diversos idiomas.

O forte e a cidade

Forte

Forte

Forte

Forte

Forte

É possível subir ao forte a pé ou mediante um funicular e, chegando lá, além da visita cultural, há diversas opções de cafés e restaurantes banhados pela vista da cidade abaixo.

A Getreidegße, rua principal da cidade, é passagem obrigatória aos visitantes, tanto pelas suas atrações, como lojas, cafés e restaurantes, quanto pelo fato de ser a ligação entre os principais pontos turísticos de Salzburg.

Café

É nesta rua que está situada a Mozart Geburtshaus, casa de nascimento do compositor. Em uma de suas extremidades está o Spielzeug Museum (museu do brinquedo) e na outra, o Salzburg Museum, este sendo mais clássico, atem-se à história da cidade.
Já o Spielzeug Museum é uma experiência à parte. Considero um dos melhores trabalhos de curadoria que já pude ver. Com um caráter lúdico e infantil, o museu leva o visitante a um passeio pelo mundo dos brinquedos, dos mais antigos aos mais recentes.

Spielzeug Museum

Spielzeug Museum

Spielzeug Museum

Na entrada é necessário que os visitantes troquem os seus sapatos por crocs e durante a visitação a forma como as instalações foram planejadas leva os adultos a agacharem, se esticarem, interagirem com os brinquedos, de modo que eles voltam a brincar como crianças. 

Spielzeug Museum

Spielzeug Museum

Para quem ainda é criança, o museu é um paraíso. Somente algumas peças não podem ser tocadas, enquanto a grande maioria delas está sujeita a mudança de lugar, empréstimos, e podem ser livremente manuseadas. 

Spielzeug Museum

Outra característica do museu que chama atenção é a profusão de cores e a sua ambientação, que segue um estilo meio “labirinto”, estimulando a curiosidade e constituindo uma verdadeira experiência sensorial.

Spielzeug Museum

Ainda na mesma rua, um pouco acima do museu do brinquedo, está a entrada de um dos MdM (Museum der Moderne), museu de arte moderna de Salzburg, que celebra 30 anos em 2013. Há dois na cidade, o Mönchsberg e o Rupertinum. O primeiro é o mais famoso, construído entre as pedras, na montanha; e o segundo encontra-se ao lado da universidade (Salzburg Universität).

Museum der Moderne

Com várias exposições fomentadoras da arte moderna e da fotografia antiga ou contemporânea, eu considero o MdM parada imprescindível para quem vai a Salzburg, e quando eu estive lá adorei ver a exposição Chuck Close, Multiple Portraits.

Biblioteca da Universidade
Biblioteca da Universidade

Na outra extremidade da Getreidegße, onde está o Salzburg Museum, há uma grande variedade de museus, exposições e atrações. É lá que se encontram o Panorama Museum (com uma exposição bastante interessante sobre a família Von Trapp), algumas galerias de arte, lojas de antiguidade, que saem os passeios de charretes, que sobe o funicular ao forte, que há a visitação ao cemitério, à antiga padaria, à catedral, entre outras tantas possibilidades.


Salzburg


Salzburg

Para os mais aventureiros, existem dois programas bastante interessantes que permitem maior contato com a natureza. Um deles são as variadas opções de visitação a minas de sal, que ficam mais afastadas da cidade e podem ser acessadas mediante ônibus urbanos ou turísticos. Entre elas existe a Salzbergwerck, cerca de 40 minutos de Salzburg, mas em nenhuma das minas é permitido o uso de máquinas fotográficas.

Salzburg

Ainda um pouco mais afastada da cidade, existe uma caverna de gelo que é uma oportunidade de passeio ótima para quem dispõe de uns dias a mais de viagem. Conhecida por Eisriesenwelt (“enorme mundo de gelo”, em alemão), a caverna de gelo é aberta para visitações somente guiadas e se situa no alto interior da montanha. Uma alternativa bucólica dentro de Salzburg é o Kapuzinerberg, que é simplesmente um morro que em seu topo permite uma vista bastante panorâmica da cidade. A caminhada pode levar até duas horas, dependendo da animação do visitante.

Detalhes de Salzburg

Ponte dos cadeados

Finalmente, o Mirabell Schloß termina a nossa lista de pontos turísticos. Para quem se animar muito com a ideia de visitar a construção, cuidado para não se desapontar. Poucos aposentos estão abertos aos visitantes e o jardim pode ser bastante decepcionante no inverno; porém, como é um marco histórico da cidade, a passagem por lá se faz necessária.

Mirabell Schloß

Por fim, a quem tiver a intenção de ir a Salzburg, aconselho não deixar de experimentar algumas de suas especialidades culinárias como o Salzburger Knockerln (uma tradicional sobremesa), a Leberknödel suppe (sopa de bolinhas de fígado) e o Kaiserschmarn (sobremesa também muito tradicional que se assemelha a uma massa de panqueca polvilhada com açúcar e uvas passas).

Detalhes de Salzburg
Detalhes de Salzburg
Liebe Grüße und gutte Reise (saudações e boa viagem)!"


Mais informações
Site Salzburg: http://www.salzburg.info/en
Site Salzbergwerck: http://www.salzzeitreise.de/
Site Eisriesenwelt: http://www.eisriesenwelt.at/

Um beijo!
Imagens: Laura Ammann

Um comentário:

  1. Muito interessante essa cidade! Espero um dia poder conhecer pessoalmente ;)

    ResponderExcluir