sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Que beleza! - Japonesa Loira


Olá pessoal!

O Que Beleza! dessa semana é mais que especial! A Larissa (ou Lara, para os íntimos!) relatou, do jeito que só ela sabe, a experiência de ser uma Japa loira! O post está recheado de várias dicas para quem quer iluminar os fios na medida, e ficar com um visual super natural e equilibrado. Vale (muito) a pena a leitura, vem ver:




"Acreditem, fui virgem até os 25 anos. E não foi por falta de opção não. Todas as minhas amigas, inclusive primas mais novas já tinham experimentado. Minha irmã, aos 13 aninhos, sem pedir permissão, num puro ato de rebeldia, impulsionada pelos hormônios que afloram e modificam o corpo e a cabeça na adolescência, tomou coragem e fez muito bem feito. Em sua primeira vez, escolheu o pink tipo Nicki Minaj para ser sua nova cor de cabelo. E após uma tarde inteirinha sem dar sinal de vida, a xodó da casa apareceu com a cabeleira toda rosa chiclete e com o ar de "eu sei como é... você ainda não".

Meu pais são descendentes diretos de japoneses. Não há mistura no meio. Então geneticamente, o japão se aflora nas minhas células. Mas a alma... essa é brasileira!  Meu cabelo é grosso, bem espesso, quase uma crina de cavalo. E preto. Escuro como um corcel negro legítimo. Além disso, tinha sido abençoada com o grau de oleosidade perfeita para deixar meus cabelos lisos e sedosos, com aquele brilho de quem acabou de sair da escova. Tudo isso usando apenas shampoo e condicionador de mercado (leia-se pantene, elsèlve ou fructis garnier). Então a pergunta  “pra quê mudar a cor?” era totalmente sem sentido. Um corte bem feito era o suficiente. 


E assim seria meu final feliz por toda a vida... não fosse a maldição que paira na cabeça de todas (TO-DAS) as mulheres do mundo inteiro.


"Na enésima primavera, quando sua estrela passar por entre Vênus e o infinito, Medusa irá renascer em seu interior, e então, seus cabelos antes perfeitos, nunca mais serão os mesmos. E por toda a vida, até o seu último fio, a inquietude irá dominar sua cabeça. Apenas a ciência junto com a fé e expertise da sua cabeleireira poderão lhe salvar nos dias em que a fera acordar mal-humorada com a juba solta ao vento."


E foi na primavera de 2009 que a inquietude chegou. Quando me dei conta, a tesoura não mais bastava. Os fios ansiosos e estremecidos pediam por química. Foi então que decidi ficar loira. Uma japonesa loira a la Sabrina Sato. 

Após anos de experiência, achei oportuno compartilhar algumas dicas (9 ao todo). Sei que a maldição é universal e por isso acredito que elas serão úteis para quem estiver pensando em entrar para o clube das cabeças iluminadas (leia-se, cheia de luzes :-)


1. Antes de qualquer ato, tenha em mente que tornar-se loira e principalmente, manter-se loira não é barato. A não ser que você seja fã de um cabelo tipo vassoura ou que tenha sido abençoada com genes de loirice natural (um solzinho e a luzes naturais são realçadas gratuitamente), nem se atreva a entrar nesse processo se estiver no "aperto" financeiro.


2. Reflita: quanto você quer esse mudança?



Resposta A) "quero só umas mechinhas para mudar um pouquinho" - Se você é oriental como eu, ou tem a cabeleira toda escura, então não faça nada. Entendeu? NA-DA. Segure os impulsos ou você vai gastar dinheiro para ficar frustrada.
Abre parênteses. Queria ficar loira, mas estava com medo da mudança. Por isso, escolhi a dedo quem faria essa transformação. Fui no salão mais caro da cidade, marquei o horário com 3 semanas de antecedência pois "a agenda estava lotada como sempre", dizia a recepcionista. E no dia fatídico, eu disse ressabiada para o rei do antes-e-depois: "olha, nunca fiz nada com o cabelo além de passar pela tesoura. Sabe... ele é virgem. Estou com um pouco de receio, mas está decidido... Quero ficar loira! Fazer essa tal de luzes, mechas, touca... entende? Assim... como a Sabrina Sato, mas não tããão loira como ela. Não quero ter  taaaanto impacto. Pode ser umas mechinhas beeem finiiiinhas só para eu acostumar primeiro?"

O resultado: depois de 2 horas e uma facada no cartão de crédito, olhei para o espelho e lá estavam alguns fiapos de cabelo acobreado, levemente dourados, perdidos no mar negro. Ainda naquele segundo de decepção, veio a pergunta: "Gostou? Que tal? Ficou bem sem graça natural como você queria!" acompanhada de um sorriso e uma piscadela no canto do olho do profissional.
Um mês depois, os fiapos dourados entraram em estado de frizz permanente, ficando mais ressecados que o resto do cabelo. Irritada e sem saber o que fazer, fui em outro salão e passei tonalizante escuro para uniformizar tudo. Fecha parênteses

Resposta B) "quero ficar um arraso de loira" - Mil vezes, marque um horário AGORA MESMO no seu cabeleireiro de confiança. E continue lendo o post.


3. Na primeira vez... e em todas as outras vezes: vá fundo no descolorante e importantíssimo, exija sempre produtos de qualidade (L'Oréal Professionnel, Wella Professionals, Yellow, etc.). Claro que o seu melhor amigo(a) profissional saberá o momento certo de tirar o produto da cabeça para atingir o tom desejado sem danificar os fios. Eu particularmente fico de 4 a 5 horas no salão quando vou retocar as luzes. Não tenha pressa nesse momento. Fique em dia com as fofocas e novidades das revistas femininas, leve o iPad para a leitura de emails e deixe a fase mais difícil do seu jogo preferido para ser completada no dia das mechas. Você vai cansar de esperar, mas o resultado vai valer pelos próximos 3 meses. 




4. Papel ou touca? Depende. Se for sua primeira vez ou se você quer sempre um look de luzes uniformes, vá de touca. Entretanto, se você quiser algo mais elaborado, com efeito degradê (sombreado), californianas, beijados pelo sol, ou qualquer outra modinha, tem que ser papel. Você vai parecer uma árvore de natal, mas ninguém do salão vai se importar.  O resultado fica bem mais harmonioso e descolado. As mechas podem ficar mais marcadas se você quiser ou "transparentes" dependendo do grau sutileza almejado.


5. Deseje o platinado sempre. Disseram que era moda passageira, mas estou loira há mais de 4 anos e o platinado continua na minha cabeça. Detalhe: nunca consegui chegar no tom que eu gostaria por conta da minha pigmentação natural. Entretanto, como Les Brown resumiu perfeitamente: "Mire na lua. Mesmo que você erre estará entre as estrelas". Outro argumento crucial: se você não caprichar no descolorido e ficar nas mechas mediterrâneas ou douradas (assumindo que você tem o fundo escuro), depois de 3 semanas, seus fios estarão amarelo ovo ou na pior das hipóteses, cor água-de-salsicha.


6. Qual tonalizante? Para mechas platinadas, definitivamente, louros acinzentados ou naturais. Poderia explicar como funciona a numeração das cores, mas para evitar complicações, guarde apenas uma informação: tem que ter o final 1 ou 0. Eu utilizo o 9.01 da cartela da L’Oreal. Normalmente, no dia em que retocamos as luzes e passamos o tonalizante, o cabelo não fica com a cor desejada, principalmente se você escolher um loiro frio, ou seja, acinzentado. No meu caso, só depois de 2 a 4 lavadas é que meu cabelo fica no tom que eu gosto. Por isso, dica MUITO importante: Nunca retoque as luzes no dia de um evento especial (por experiência própria, eu me arrependo até o meu último fio de cabelo por ter feito isso)





7. Seus cabelos vão ressecar. Não tenha dúvidas sobre isso. 


Solução A) Faça uma escova progressiva - Abençoado seja quem inventou a técnica. É demorada e seus olhos não vão parar de lacrimejar, caso tenha hipersensibilidade como eu. Além disso, os produtos tiram toda a cor e por isso, tenha em mente que se escolher essa opção terá que fazer uma rodada de tonalizante após a escova. MAS... depois disso, é só relaxar e curtir os fios lisos, brilhantes e sedosos, mesmo em dias de chuva de verão. Você vai se apaixonar pela comodidade de ter os cabelos lindos sem a labuta diária com o secador. 



Solução B) Quero manter o movimento natural da cabeleira e além disso, gosto muito do babyliss e das ondas a la Gisele Bündchen. - Hidrate periodicamente com produtos de qualidade e tenha uma alimentação saudável. Ponto. Shampoo, máscaras e condicionadores estão na mesma categoria que calças jeans: Cada um é cada um. Tem que experimentar. E a regra de ouro não se aplica aqui. O que é bom para mim, nem sempre será bom para você.


Entretanto, MESMO tendo dito isso, para matar a curiosidade, os que funcionam para mim no quesito hidratação são:

·       Máscara Absolut Repair da L'Oreàl Professionnel (vencedor TOP da categoria não-vivo-sem)
·       Hidrating Mask da Moroccanoil (uso 1 vez por semana)






Para o shampoo, não sou fiel a nenhuma marca. Continuo usando os de mercado, mas nos dias de luxo recomendo da Senscience, Bed Head, Joico, Paul Mitchell entre outros queridinhos.









8. Gostou do serviço? Volte sempre! Achar um cabeleireiro que fale a sua língua e entenda o que você quer, é tão difícil quanto encontrar seu par perfeito numa balada. Haverá tentações de todos os lados. Preço mais acessível, espaço mais glamouroso, benefícios que nada tem a ver com a qualidade do serviço (tipo, vinho de rótulo em taça de cristal servido à vontade enquanto espera). Não fique pulando de galho-em-galho. Mantenha a fidelidade e por isso mesmo exija atualizações constantes de novas técnicas e produtos. Quanto mais o profissional conhecer o seu cabelo, melhor será o resultado.




9. Finalmente, esteja preparada para os elogios. Regra número 1 da criação de valor: “o retorno do investimento deve ser maior do que o custo de capital investido”.  Amiga, depois de tanto trabalho e dinheiro gasto, aproveite cada benefício que seus fios de ouro e platina podem lhe trazer. Apaixone-se por você mesma! Vista seu batom vermelho-rosa-colombiana e saia iluminando a cidade com seu loiro estonteante. 



Essa é a minha irmã, que sabe muito bem como é que é. Trocou o pink pelo loiro e tem até uma touca com seu nome no salão =)



Queridas, fiquem à vontade para perguntar. Se eu não souber responder, repasso para minha cabeleireira que eu amo tanto. Beijos. Lara."


Se animou em dar um up na cabeleira?
O que acharam das super dicas da Lara?

Um beijo!

6 comentários:

  1. Genteee! Adorei o post! Também faço luzes e sou aspirante à cabeleireira, concordo com todas as dicas e comentários da Lara. Vou até me arriscar pelo platinado porque ainda insisto no dourado... mas, como ela disse, o amarelado insiste em me perseguir!!! arrrghhhhh! Haja tonalizante pra dar conta do recado.

    ResponderExcluir
  2. Oi, gostaria de saber o que faço com os meus fios já fiz luzes duas vezes uma com touca e outra nós papel por diferentes escolhas meu cabelo ficou desigual em cima acinzentado em baixo dourado queria saber o que faço pra deixar ele uniforme não cor todos acinzentado? Bjus sabrina obrigado deis de já
    Esse é meu email sabrina_11priscila@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Olá Lara.
    Gostaria de saber onde fica esse salão,quero ir lá..rsrs
    me mande o endereço
    ariane_m.f@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei, ficou lindo. Também quero, por favor passar o nome do salão, algum contato.
    Shematsu@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Dúvida. Sou virgem de loiro, Mass já usei por um tempo vermelho, acaju, cobre. Minha dúvida é a sobrancelha kkkkkk, sério adoro as minhas, Mass elas são pretas. Deixo como está ou faço algo?

    ResponderExcluir