quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

A 2 passos - Pontos turísticos de Madrid

Olá pessoal! 

A sessão A 2 passos fala sobre viagens, com dicas super bacanas de pontos turísticos, restaurantes, cultura, compras, moda e comportamento de vários destinos diferentes.
O lugar escolhido para abrir com classe esse tema tão delícia foi Madrid e hoje, quem conta um pouquinho sobre ela é a querida Laura Ammann, que está passando uma temporada por lá:







"Apesar de oferecer inúmeras atrações, Madrid é uma cidade relativamente pequena e é possível andar pelos principais pontos da cidade a pé sem se cansar. O sistema de transporte público, como o metrô, conta com linhas extensas e bem planejadas, além de ser bastante limpo e agradável, porém aconselho aos que terão uma estadia curta dispensar a comodidade dos trens e encarar a caminhada, pois é a melhor maneira de conhecer verdadeiramente a cidade.

Começando o percurso na praça da estação Ópera do metrô, é obrigatória a parada no Palacio Real, que é bem pertinho da estação. 

Palacio Real
O palácio é aberto a visitações e, aos que desejam entrar, aconselho reservar uma tarde só para ele. Vale bastante a pena, mas é enorme e no meu caso me tomou cinco horas para ver todos os aposentos. Aos que por ventura não tenham tempo ou interesse de visita-lo, a vista de fora já é bastante recompensadora.

Palacio Real e jardim

Além do palácio em si, que já é uma visão, em frente a ele há uma grande praça que costuma estar cheia de turistas e madrilenos aproveitando o sol, quando se é verão. Já no inverno, a melhor época é a que se aproxima do Natal, pois as luzes e decorações natalinas dão um charme a mais ao local. Logo ao lado do palácio há um charmoso jardim, não muito grande, mas que também é uma ótima parada para relaxar e admirar o local.

Continuando o passeio pela Calle Bailén e virando à esquerda na Calle Mayor, você já estará a caminho da Plaza Mayor, um dos mais famosos pontos de Madrid.

Plaza Mayor

No inverno a praça estará cheia de barraquinhas de rua vendendo enfeites ou árvores de natal, bem como comes e bebes ou atrações infantis. Já no verão, o ponto alto da Plaza Mayor são os cafés que a rodeiam e o simples prazer de sentar e observar.

Ali do lado, já está o Mercado de San Miguel, que é parada obrigatória para os que querem degustar as especialidades espanholas. Com uma grande oferta de sangrias, tapas, croquetes, doces, peixes e cervejas, o mercado costuma estar sempre bastante cheio, tanto no inverno quanto no verão, mas a atmosfera é sempre alegre.

Mercado de San Miguel


Este ponto da cidade é bem perto da estação Sol do metrô de Madrid, e é uma boa pedida caminhar dali até a estação Gran Vía, que tem seu nome por causa da avenida em que está situada, uma das principais avenidas da cidade. Passear pela Gran Vía às vezes pode ser um desafio, pela quantidade de pessoas que transitam por lá. Mas principalmente para os que gostam de fazer compras, é bastante interessante.

A avenida liga a Plaza de España com o Paseo del Prado e as duas opções são ótimas pedidas. O Paseo del Prado é uma rua simplesmente maravilhosa, localizada perto das estações Retiro e Banco de España do metrô. Esta é a região onde estão situados o Parque del Retiro, o Museo del Prado, o Instituto Cervantes, o hotel Ritz, o Barrio de las Letras e os famosos arcos de Madrid.

Parque del Retiro

Parque del Retiro é uma ótima forma de encerrar o dia, com ótimas paisagens, performances ao ar livre e o Palacio de Cristal

Parque del Retiro



Parque del Retiro



Palacio de Cristal


Palacio de Cristal
Para descansar um pouco depois de toda a andança, o parque conta com uma série de cafés cujos preços são bastante razoáveis considerando-se o local.

Lau aproveitando o jardim do Palacio Real!



Dicas extras

No verão, em alguns bares e restaurantes, os preços do menu podem variar dependendo da sua localização, nas mesinhas de fora ou na área interna. Esta geralmente é mais barata.Quanto à segurança, Madrid pode ser considerada uma cidade bastante tranquila, mas é claro que turistas continuam sendo alvos fáceis para furtos, então estejam atentos às máquinas fotográficas, bolsas e celulares, principalmente no metrô.

Últimos ônibus para vilas próximas de Madrid: geralmente saem a 00h30, da estação Principe Pío.
Horário de funcionamento do mercado de San Miguel: segundas, quartas e domingos, das 10h a 00h. Terças, quintas e sábados, das 10h às 02h.
 Horário de funcionamento do Parque del Retiro: de 1 de outubro a 30 de abril, das 6h às 22h. De 1 de maio a 30 de setembro, das 6h às 00h.
 Horário de funcionamento do Palácio Real: de segunda a sábado, das 9h às 17h. Domingos e feriados, das 9h às 15h.


E você, tem alguma dica super bacana de lá?

Espero que tenham gostado!

Um beijo e até mais!


Um comentário:

  1. Muito legal Laura!!!
    Até me esqueci da recente aventura de viajar com duas crianças pequenas e da promessa de demorar um "bom" tempo para a próxima viagem!!!

    ResponderExcluir