segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

A 2 passos - Organizando


Olás!! 
Quer viajar e não sabe por onde começar? Não se desespere! Hoje a querida Tania vai dar dicas preciosas de organização para quem decidiu tirar as tão merecidas férias. Ou, pelo menos, para quem quer um final de semana para chamar de seu...! =)






"Uma das coisas que eu mais gosto é viajar (meu hobbie predileto). Seja campo, praia, aventura, história... Com um bom mapa na mão, não há nada melhor.

Vou tentar de tempos em tempos trazer algumas informações e fotos de lugares que conheci e adorei. Mas neste primeiro post, pensei em contar como eu geralmente planejo as minhas viagens com algumas dicas para não perder o foco ou gastar mais do que o planejado.

O primeiro desafio quando está decidido viajar é escolher o destino. Minhas dicas neste momento são:

1 - Saber qual valor dispõe para investir na viagem (valor total)
2 - Ter em mente quantos dias você terá para o passeio (tempo máximo)
3 - Definir quais os destinos prediletos (uma lista em ordem de prioridade ajuda). Quando for viajar com mais pessoas, convém que cada um faça essa lista e depois comparem e decidam um destino em comum, ou por exclusão, como um destino que nenhuma das pessoas conhece, ou o que se encaixa melhor no orçamento de todos, etc (os critérios podem ser diversos)
4 - Decidir qual é o tipo de viagem que gostaria de fazer: luxo, aventura, radical, o mais simples possível (sem frescuras), intermediária (gastar o necessário para fazer coisas legais, sem esbanjar). Assumo que já fiz vários tipos e essa é uma decisão superimportante no grupo ou para si próprio que impactará diretamente na dica 1 (investimento) e na expectativa de cada um.
5 - Escolher entre pacote turístico ou fazer tudo por conta (importante saber que quando se escolhe pacote turístico, você precisa seguir o grupo desde o horário de saída a cada manhã – que pode ser muito cedo – e muitas vezes a programação é extensa e pode cansar fisicamente (mentalmente nunca, afinal são férias!) Mas o legal é não ter que se preocupar com nada em relação à mapas, onde ir, onde comer... e se o destino for internacional e você não dominar o idioma local ou pelo menos o inglês, é uma excelente opção para passear despreocupado e aproveitar ao máximo.
6 - Pegar um mapa da região e começar a rabiscar...
Pronto, decidido isso, já é meio caminho andado.

Neste momento, eu geralmente começo a fazer pesquisas na internet sobre os locais, perguntar para pessoas que já estiveram lá se tem alguma dica e o mais importante: começar a pesquisar preços de pacotes, passagens, hotéis, valor diário para despesas como alimentação, transporte, passeios, shows, entradas em museus, baladas, se haverá alguma atração especial na época da viagem (show, festival, feira) etc. Quando a viagem for para mais de um destino, costumo comparar opções de locomoção por avião, trem, ônibus, locação de carro simultaneamente.

Quando a viagem tiver vários destinos, também procuro me programar através de uma planilha de calendário e trechos. Para montar essa planilha, geralmente coloco minhas vontades iniciais e vou alterando conforme pesquisar trajetos (trem, ônibus, avião) por proximidade, preço ou atração específica na data desejada.

Para quem não tem ideia de quanto se gasta por dia por local, montei uma tabela básica que ajuda nesse tipo de cálculo.



Uma boa planilha ajuda bastante no planejamento. O Excel oferece uma planilha base, chamada planejamento de férias (download aqui).



Mas ao final, viajar é sempre bom, até quando se opta por uma viagem sem destino e grandes planejamentos. É uma delícia, e eu super recomendo... Mas essa opção geralmente requer  alguma reserva financeira para depois não se arrepender ou no futuro lembrar da viagem como “aquela que fiquei meses me recuperando financeiramente”

Pé na estrada!"


Já deu para se animar, né?

Um beijo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário